Tema: Consolados para consolar
2 Coríntios 1:3-4

BAIXE AQUI O  EDIFICANDO EM PDF

Introdução:
A presença de tribulações em nossa vida é um fato inquestionável. Todos nós, em algum momento, seremos provados por duras lutas e angústias. O sofrimento marca a vida debaixo do sol. Curiosamente, vez após vez, encontramos nos Salmos homens de Deus lamentando: “até quando, ó Senhor”? As lutas provocam em nós profundos e sinceros questionamentos, o principal deles: por que, Senhor? Por que o nosso Deus nos permite passar por lutas e dificuldades. Bom, poderíamos dar várias respostas para isso, mas em resumo é possível dizer que Deus quer nos levar para mais próximo dele, vivendo de modo confiante e seguro. Ao nos confortar, Ele também tem o propósito de nos tornar consoladores. Ele nos consola, para que consolemos.

1 – Reflita um pouco sobre quais são as provas mais palpáveis de que o consolo do Senhor é real em nossas vidas. Se possível, compartilhe um ou dois testemunhos sobre o consolo do Senhor.
2 – Nem sempre esperar por consolo é coisa fácil. Nosso coração tende a sofrer e a se angustiar. O que podemos aprender com o salmista a respeito do lamento no meio das angústias? (Leia Salmo 10:1; 12:1; 13:1; 17:1)
3 – O que a Bíblia nos ensina sobre o caráter do nosso Deus Consolador? Reflita sobre a paciência e misericórdia do nosso Deus (Leia Salmo 86:15 e Lm 3:22,23)
4 – De maneira prática, reflita sobre como podemos nos tornar consoladores para o nosso próximo, como podemos nos tornar canal de graça e misericórdia par ao outro. (Leia Efésios 5:19,20 para complementar a resposta)

Pin It on Pinterest

Share This